sexta-feira, 18 de junho de 2010

BIOGRAFIA E PRINCIPAIS OBRAS - HERBART

Johan Friedrich Herbart, o fundador da Psicologia científica para LUZURIAGA 1978, nasceu em Oldenburg Alemanha, em quatro de maio de 1776. Filho único do casal Friedrich, seu pai era funcionário administrativo do rei e formado em direito. Sua mãe dedicava-se inteiramente aos seus cuidados, e os primeiros ensinos foram ministrados em casa com mestre particular. A instrução secundária foi no Instituto Humanista da sua cidade natal, e a superior na Universidade de Iena.




Fonte(http://www.consciencia.org/bancodeimagens/albums/userpics/10001/normal_herbart11900x328_579.jpg)

Herbart formou-se pelas obras de Wolff e de Kant. Aos 18 anos, já era aluno do filósofo Johann Fichte (1762-1814), grande estudioso das obras de Kant, na Universidade de Iena. Aos 21 anos, terminados os estudos universitários, iniciou atividades como professor particular quando realizou sua primeira experiência pedagógica na educação dos filhos de um dos seus contratantes, o Sr. Steiger de Berna, Suíça. Posteriormente trabalhou durante quatro anos em Interlaken, na Suíça, período em que ficou amigo do educador Johann Heinrich Pestalozzi (1746-827).


Herbart viveu numa época em que a Alemanha produziu, década após década, alguns dos mais importantes intelectuais da história da humanidade. Alguns deles redefiniram seus campos de atuação, como Johann Wolfgang Von Goethe (1749-1832) na literatura e Kant na filosofia.


Lecionou na Universidade de Gottingem, na Alemanha, em 1805. Dessa mesma data é sua obra Pedagogia Geral que não obteve sucesso na época. Depois, entre o período de 1809 a 1833 lecionou na Universidade de Konigsberg, quando assumiu a cátedra deixada vaga por Immanuel Kant. Nesta cidade fundou um Seminário Pedagógico com uma Escola de Aplicação e um internato.


Após esse período retornou para Gottingen quando reassumiu o posto de professor de filosofia e escreveu sua obra pedagógica decisiva Esboço de um curso de Pedagogia.
No início do século XIX elaborou um sistema filosófico inspirado no realismo alimentado pelo pensamento de Kant e de Leibniz. Suas experiências educacionais lhe serviram de base para as meditações pedagógicas. Sua filosofia de caráter realista sustentava o caráter intencional do conhecimento, ou seja, o princípio do “desejo de saber sempre mais”, diferente da filosofia idealista iniciada por Descartes que postulou que toda a realidade do conhecimento se encerra em si mesmo, ou seja, no Eu subjetivo.


Morreu no dia14 de agosto de 1841 na cidade de Gottingem aos sessenta e seis anos, Sua vida foi sempre relacionada com a educação, mesmo que essa relação fosse mais especulativa do que prática.


Segundo Ortega y Gasset “ninguém antes de Herbart assume tão completamente a tarefa de construir uma ciência da educação”.




4 comentários:

  1. Obrigada pelo post. Preciso disso mesmo para uma apresentação que irei fazer na faculdade. Está de fácil entendimento, bem diferente de outros sites que visitei. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Quantos livros o Herbart escreveu?

    ResponderExcluir
  3. Hermart teve a brilhante idéia de criar uma obra da Pedagogia Geral, que nao teve sucesso.

    ResponderExcluir