sexta-feira, 18 de junho de 2010

ESTRUTURA DE EDUCAÇÃO - HERBART

Johann Friedrich Herbart viveu entre 1776 e 1841. Foi filósofo, teórico da educação e psicólogo, tendo estudado na Universidade de Iena. Em 1797 visitou a Suíça e observou a escola dirigida por Pestalozzi, onde obteve fundamentos para desenvolver suas concepções pedagógicas. Através das teorias de Pestalozzi, Herbart sentiu a necessidade desenvolver uma teoria pedagógica, onde o professor não poderia ter sua prática baseada somente no seu cotidiano e sim em teorias. A partir de 1809, ensinou filosofia e pedagogia na Universidade de Königsberg.
Herbart exalta o cérebro, o aparato intelectual, o funcionamento psicológico. Para ele, todos são experiências formadoras de idéias, ou seja, empíricas. Herbart desenvolveu um esquema para mostrar o funcionamento do mecanismo psíquico, que poderia ser resumido no funcionamento de massa, que se movia a partir do aprendizado de novos conceitos e da formação de conceitos no cérebro humano. Falando de modo bem simples e resumido, o ensino e, conseqüentemente, o aprendizado, segundo o esquema herbartiano, deveriam partir dos conceitos morais e intelectuais, expostos e aprendidos segundo sua forma lógica ou histórica. Herbart mostra a ideia de que o foco e objetivo da pedagogia seria o desenvolvimento moral, do caráter e da vontade, como referências de um autogoverno do indivíduo com a finalidade de agir corretamente. A psicologia e a filosofia deveriam andar juntas na aplicação do conhecimento. O intelecto era considerado uma forma de motivação e interesse no processo de aprendizagem e do conhecimento. A vida psíquica é basicamente constituída de jogos e representações. A partir das idéias de que desejos e sentimentos são apenas modificações, e que as mesmas surgem através dos equilíbrios ou desequilíbrios da consciência, e que surge a idéia de “educação pela instrução”, já que quando se modifica o ensino as formas de representações podem modificar a vida psíquica.
No século XIX com as transformações econômicas e sociais causadas pela revolução Francesa, a educação se torna um fator primordial, já que é considerado um dos elementos que estabilizaria a sociedade e se tornaria um elemento de formação social e intelectual do “homem moderno”. No período em que Herbart desenvolve suas idéias o mundo está em grandes transformações econômicas, políticas e sociais. O século XVII é marcado por processos revolucionários na França, o Iluminismo é um deles. O Iluminismo marca todos os filósofos de varias épocas, por expandir suas idéias valores, e principalmente a razão. A revolução francesa foi outro ponto importante para a inspiração nas teorias e o uso delas. A disciplina, o governo e a instrução foi fundamenta nos sistemas e modo como os exércitos funcionavam. Podemos verificar claramente ao perceber os conceitos de disciplina e governo. O sistema pedagógico de Herbart com os conceitos de governo, disciplina e instrução educativa, são mecanismos usados até o momento. O governo colocando as regras externas as das famílias. As formas de controle são a ameaça, a admoestação e o castigo. O governo é imposto somente no período em que o individuo esta desenvolvendo sua autonomia, a partir do momento que ela já tem controle sobre suas formas de interesse pela matéria, o governo se torna algo automático. Quando o individuo alcança o estágio de controle da vontade, entra a disciplina, que funciona somente com a instrução educativa.A instrução educativa o interesse pelos objetos educativos. Uma das preocupações da instrução educativa é o desenvolvimento dos interesses múltiplos, através das experiências e relações humanas. O interesse então está diretamente ligado as idéias, formas de representações já existentes, o que Herbart intitulou de massa aperceptiva.Governo e disciplina andam juntos para garantir a instrução. A disciplina visa o objetivo direto, a instrução gera benefícios futuros.
Em se tratando de atividades educativas Herbart usa três pontos cruciais: o governo, a instrução, e a disciplina, e diz que há uma necessidade de intervenção do Estado, mas de uma forma que não gere um monopólio. Para Herbart o governo é uma forma de controle sobre a agitação das crianças, que tem como meta submeter às crianças as regras e éticas do mundo dos adultos, facilitando assim a educação futura e a instrução. A disciplina busca causar efeitos diretos e imediatos nos alunos. A instrução é o meio do qual se consegue chegar ao desenvolvimento do interesse. O interesse é um ponto chave para que o aluno consiga distinguir quais temas lhe chamam mais atenção. A instrução moral e a instrução intelectual devem andar juntas. Herbart não as separa, pois uma é pré-requisito para a outra.Os interesses múltiplos para Herbart devem ser estimulados. Para isso, ele propõe cinco passos para estimular o desenvolvimento dos interesses múltiplos: a) preparação: o mestre recorda o que a criança já sabe, para que o aluno traga ao nível da consciência a massa de idéias necessárias para criar interesse pelos novos conteúdos; b) apresentação: a partir do concreto, o conhecimento novo é apresentado; c) assimilação: o aluno é capaz de comparar o novo com o velho, distinguindo semelhanças e diferenças; d) generalização: além das experiências concretas, o aluno é capaz de abstrair, chegando a conceitos gerais, sendo que esse passo deve predominar na adolescência; e) a aplicação: através de exercícios, o aluno evidencia que sabe usar e aplicar aquilo que aprendeu em novos exemplos e exercícios.
As teorias de Herbart foram feitas exclusivamente para a elite. Para ele, a educação deve formar seres aptos para governar a si mesmos e não para ser governados pelos outros”. “Ele dizia que os conhecimentos úteis, que serviriam para formar os homens de negócios e produzir o bem-estar pessoal, eram desprezados em favor do ensino das humanidades, que davam mais prestígio”

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