sexta-feira, 18 de junho de 2010

CONTEXTO POLÍTICO E ECONÔMICO – HERBART

O contexto histórico em que Herbart viveu – dos meados do século XVIII até meados do XIX – foi marcado de transformações e revoluções por toda a Europa.

Segundo Larroyo (1974) nessa época houve diversas mudanças na literatura e na plástica, – num crescente apego ao neoclassicismo, baseado no anseio pela antiguidade, críticas dos costumes e das instituições do século XVIII e resoluto anelo de um mundo belo e livre, entretanto na Alemanha ocorreu o predomínio da literatura clássica – uma progressiva atividade cientifica, organização da economia a fazendo abranger toda a ciência social.

Conforme Campos, Miranda, Claro e Dolhnikoff (2006) em meados do século XVIII, ocorre na Inglaterra um conjunto de transformações na indústria, agricultura, transportes, comércio, bancos e comunicações, isto é, em toda a economia, que se torna capitalista. É a Revolução Industrial a qual inicia-se na Inglaterra, por este país possuir acumulação de capitais, disponibilidade de mão-de-obra, ter a supremacia naval e haver ricas jazidas de ferro e carvão em seu território.

Ainda segundo Campos, Miranda, Claro e Dolhnikoff (2006) a Revolução Industrial trouxe várias consequências para a Europa, entre elas a predominância do capitalismo liberal e concorrencial; o aparecimento de duas classes básicas – a burguesia e o proletariado – e, desqualificação do trabalho, diminuição dos salários e jornadas de 14 e 18 horas de trabalho diários.

Segundo Castro (2009), os trabalhadores conquistam aos poucos o direito de associação e, em 1824, na Inglaterra, são criados os primeiros centros de ajuda mútua e de formação profissional. Em 1833 os trabalhadores ingleses se organizam em sindicatos (trade unions) como associações para obter melhores condições de trabalho e de vida. Eles conquistam o direito de funcionamento em 1864 na França, em 1866 nos Estados Unidos, e em 1869 na Alemanha.

O Iluminismo ou época das luzes iniciou-se nos países baixos e na Inglaterra nos fins do século XVII, conquistando seu auge na França e na Alemanha durante o século XVIII. O seu principal objetivo era combater todas as instituições do Antigo Regime, valorizando o homem, a razão e o progresso. Tinha-se o ideal de uma cultura intelectual fundada no progresso do conhecimento. De acordo com Larroyo (1974), na Alemanha, o Iluminismo se desenvolveu relacionando-se com o espírito protestante do país e criou fundamentos numa cultura pela qual surgiu o maior pensador e o maior poeta da época – Kant e Goethe. A filosofia de Kant influenciou grandemente Herbart – um conservador político – lhe fornecendo uma posição realista. Nessa época a filosofia alemã lançou seu próprio problema religioso e o relacionou de maneira íntima com a ideia da educação. Neste contexto, segundo Silva (2003), em alguns países da Europa, como a Alemanha, os monarcas, para continuarem com o seu poder absoluto, utilizavam ideias iluministas para realizar pequenas reformas, conciliando o Absolutismo com algumas propostas do Iluminismo sem, contudo, se tornarem liberais; gerando pequenos progressos em seus países. Dessa forma, os monarcas garantiam sua dominação, eram os déspotas esclarecidos.

Na Europa, no final do século XVIII, surgiram um conjunto de ideais no campo da economia com o objetivo de defender o sistema capitalista, era o Liberalismo Econômico. Tinha como princípios condenar a intervenção do Estado na economia e defender a total liberdade da produção de comércio. De acordo com Silva (2003), as principais escolas dessa época se dividiam em: fisiocrata – defendia a total liberdade econômica, tinha na terra a principal fonte de riqueza e o seu pensador era Quesnay – e a clássica – para ela a riqueza era originada do trabalho, seu principal pensador foi Adam Smith, que criou a economia política e formulou a divisão do trabalho, afirmando que a especialização das tarefas pelos trabalhadores tornaria o trabalho mais produtivo, gerando maiores lucros para o capitalismo. ara ela a riqueza era originada do trabalho, seu principal pensador foi Adam Smith, que criou a economia polista, era o Liberal

A partir de todos esses ideias predominantes nessa época e por causa da grande desigualdade econômica e social que havia na França, sua população iniciou uma revolução, totalmente inovadora para a época por ter proporcionado ao mundo um novo padrão de relacionamento político, de construção da ideia de cidadania. A Revolução Francesa, ocorrida em 1789, tinha como características principais a superação dos resquícios feudais, a limitação do poder real, a constituição de uma cidadania moderna e um estado liberal burguês.

Após diversas trocas entre os revolucionistas mais conservadores e os radicais no poder, em 1799, Napoleão passa a comandar a revolução, exercendo uma ditadura e tendo como objetivo principal o bloqueio continental contra a Inglaterra – sua rival – no qual os países europeus não podiam comercializar com ela; e a expansão dos ideais liberais da Revolução Francesa por toda a Europa, no qual Napoleão invadia os países absolutistas tirava os reis do poder e colocava parentes dele no lugar dos reis como imperadores.Entretanto, após a reunião de forças da Prússia, Rússia e Inglaterra, ocorre a derrota de Napoleão, em 1815, e a sua saída definitiva do poder. Assim, há na Europa, até o ano de 1848, o retrocesso conservador a partir do Congresso de Viena e da Santa Aliança.

O Congresso de Viena foi realizado pelos paises absolutistas e a Inglaterra e, segundo Silva (2003), tinha o objetivo de definir a situação da Europa após as guerras napoleônicas; e os seus princípios foram a restauração do absolutismo, a legitimidade das antigas dinastias e o equilíbrio europeu.

A Santa Aliança, foi um pacto militar feito entre os países absolutistas, os mesmos que participaram do Congresso de Viena, exceto a Inglaterra. E, conforme Silva (2003) tinha como objetivo predominante reprimir todos os movimentos de caráter liberal e nacionalista – os quais lutassem pela sua liberdade e independência.

Herbart viveu em meio de todos esses acontecimentos, e foi a partir dessas variadas ocorrências que ele fundamentou os seus ideais de educação, sendo fruto das revoluções ocorridas nela.

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